HISTORIA

           ASSOCIAÇÃO SANSÃO DE KUNG-FU
                    Histórico da formação do estilo
Dos monges que escaparam do Templo de Shaolin, os mais importantes para o Estilo Fei Hok Phai são: Hung Fei Kun e Fong Si Yiu. Foi por intermédio deles que surgiram os estilos da Garça e Tigre: Hok Phai (Garça) e Hung Ka (tigre).

     Hung Ka é um dos principais estilos da escola Wai Chia, também conhecida como Hung Gar ou Hung Kuen, Kung Fut, ou Kung Chia Phai. Originalmente é um estilo do sul da China, devido a sua grande fama expandiu-se por toda a China. Hung Ka junto aos estilos Choy Lee Fut e Wing Chun, forma o trio mais sistemático e perfeito de todos os estilos chineses, é um estilo de linha direta ao ShaoLin, que conserva, com o passar do tempo, a pureza de suas técnicas.

     São elas: Kung-Ka, Choy-Ka, Lee-Ka, Mo-ka e Lao-Ka, as quais formam a base do Estilo Fei Hok Phai.

     Estas cinco técnicas foram aprendidas por Mestre Lope Chiu Ping Lok, criador do Estilo Fei Hok Phai, transformando-se num dos grandes expoentes desta nobre arte que é o Kung Fu. Desta forma, vamos encontrar no estilo Fei Hok Phai uma mistura da escola interna Nei Chia e da escola externa Wai Chia.

     O estilo Fei Hok Phai de Kung-fu Wushu, estilo da garça voando, é caracterizado, dentro da linha Shaolin do Sul, pelos movimentos da garça, que são ágeis, harmoniosos e perigosos. Dentro desse estilo, também são realizados movimentos do Dragão, Serpente, Tigre, Leopardo, Leão, Elefante, Macaco, Cavalo e Raposa.

     Um dos katis (técnicas) mais significativos dos 28 encontrados no estilo Fei Hok Phai é o Pao Hok Chuan, movimento da garça e leopardo, que tem origem no Hung Tao Choi Mei Gar. Este kati é composto por técnicas de leopardo, caracterizadas pelo desenvolvimento de velocidade, pela grande destreza dos movimentos e por técnicas da garça, que são caracterizadas por movimentos realizados com leveza, agilidade e harmonia.

Para remontar a origem do estilo Fei Hok Phai temos que retornar ao século XVII em meados do ano 1650, com a invasão Manchu já concretizada e a dinastia Ming expurgada e a dinastia Ching instalada. A cultura e a religião chinesas foram mantidas nos mosteiros, principalmente o mosteiro shaolin na província de Honan, que se transformou também em focos de rebeldes que lutavam pela restauração da dinastia Ming.

             Graças a um informante, o imperador Manchu K’ang-hsi descobriu essa conspiração e mandou um exército destruir o templo shaolin deste morticínio escaparam cinco monges que foram responsáveis pela restauração do templo shaolin e das suas técnicas. Destes monges dois são de grande importância para nós: Fong Si Yui e Hung Hei Kun, foi por intermédio destes monges que surgiram os estilos da garça e do tigre: Hok Phai e Hung Ca.

            Pulamos alguns anos e iremos para Kwantung (Cantão) e vamos encontrar Hung Kei Kun (herói do cantão). Ele foi um dos maiores lutadores que a china conheceu. Criador do estilo Hung, Hung Kei Kun se notabilizou por inúmeros campeonatos vencidos e lutadores derrotados, Hung Kei Kun ensinou sete discípulos especializando-os numa determinada técnica. destas sete técnicas, cinco são muito importantes para nós, são elas:
- Hung ká
- Lao ká
- Choi ká
- Lei ká
- Mo ká
Estas cinco técnicas foram aprendidas por um chinês de cantão que após imigrar para Hong-Kong se transformou num dos grandes expoentes desta nobre arte do Kung Fu. Esse chinês cujo nome é Chiu Ping Lok (Lope Chiu) foi o introdutor destas cinco técnicas compiladas num único estilo denominado Fei Hok Phai.
  Segue a lista completa dos taolus do estilo:

Número↓Katis↓↓Características
1Lim Pou Chuanmovimento de passos e punhos
2Sam Sin Tui-Tchaluta das 3 estrelas
3Tan Tuimovimento de chute de Tan
4Hok Chuanmovimento da garça
5Hok Tui-Tchaluta combinada da garça
6Lin Wan Kwanbastão corrente
7Lin Wan Kwan Tui-Tchaluta combinada de bastão corrente
8Pou Sam Chuanpunhos que partem montanha
9Sapt Fuk Fu Chuandominando o tigre nas 4 direções
10Fuk Fu Toufacão que domina o tigre
11Pun-Pin Lin Chuanmovimento da meia flor de lótus
12Pun-Pin Lin Tui-Tchaluta combinada da meia flor de lótus
13Pao Hok Chuanmovimento da garça e do leopardo
14Pao Hok Tui-Tchaluta combinada da garça e do leopardo
15Tan Tao Tcheanlança de uma ponta
16Fu Hok Chuanmovimento do tigre e da garça
17Fu Hok Tui-Tchaluta combinada do tigre e da garça
18Wu Tip Sean Toufacão duplo borboleta
19Sean Tou Tui-Tchaluta de facão duplo contra lança
20Lo Hap Chuanmovimento das seis formas
21Sean Tao Tchenlança de duas pontas
22Sam Tin Kwanbastão articulado de três sessões
23Kao Wan Toufacão de nove argolas
24Kao Wan Tou Sam Tin Kwanfacão de nove argolas contra bastão articulado de três sessões
25Hung Sao Tui Tan Touluta de mãos livres contra facão
26Hung Sao Tui Tcheanluta de mãos livres contra lança
27Sam Jan Tui-Tchaluta combinada de três pessoas
28Sei Jan Tui-Tchaluta combinada de quatro pessoas
29Sean Lung Kwanbastão de dois dragões
30Sean Pei Saopunhal duplo
31See Hok Chuanmovimento de serpente e garça
32Hao Hok Chuanmovimento do macaco e da garça
33Choi Chuanmovimento do bêbado
34Sii Mei Kwan Tan Tao Kwanbastão longo rabo de rato
35Tchen Ten Kimespada libélula
36Wu Tip Chiang Chuanmovimento da palma de borboleta
37Hak Fu Tchao Chuanmovimento da garra de tigre negro
38Fu Chuanmovimento do tigre
39See Hok Tui Fuluta simulada de serpente contra tigre
40Tan Pinchicote (corrente)
41Gan Siumovimento da flauta
42Pa Kua Kwanbastão de oito trigramas
43Wu Tip Sean Kimespada dupla de borboleta
44Kwan Toufacão de Kwan Kun
45Kan Puprato de ouro
46Tan Tou Tan Paifacão com escudo
47Tai Pagarfo de três pontas
48Gin Ga Tcheanlança de meia lua
49Tan Tou Tan Pai Tui Tcheanluta de facão com escudo contra lança
50Tai Chi Chuanmovimento do Tai Chi
51Fei Hok Tai Chimovimento do Tai Chi Fei Hok
52Tai Chi Tui Saoempurrar as mãos do Tai Chi
53Tai Chi Ta Lugrande deslocamento do Tai Chi
54Tai Chi San Saodispersão das mãos do Tai Chi
55Tai Chi Kimespada do Tai Chi
56Tai Chi Toufacão do Tai Chi
57Shee Gaiarte da dança do leão


RELAÇÃO D A GRADUAÇÃO DO ESTILO 
FEI HOK PHAI:

Graduação

NúmeroCor da FaixaNívelSímbolo na Camisa (ao se concluir a faixa)
1AmarelaApredizagem Básica/Iniciantenenhum
2LaranjaInicianteGarça Vermelha
3VerdeInicianteGarça Vermelha
4MarromIntermediárioSímbolo Vermelho
5AzulIntermediárioSímbolo Vermelho
6VermelhaAvançadoGarça e Símbolo Vermelhos
7Preta, 1° grauAvançadoGarça e Símbolo Vermelhos
8Preta, 2° grauGraduadoGarça Azul
9Preta, 3° grauGraduadoSímbolo Azul
10Preta, 4° grauGraduadoGarça e Símbolo Azuis


Graduação Oficial de Kung-Fu Estilo Fei Hok Phai

De acordo com a Associação Central de Fei Hok Phai.
NúmeroEstágiosKatisFaixasTempo Minimo
1INICIANTEInicio da aprendizagemAmarela
LIN POU CHUAN
SAM SIN TUI-TCHA
Laranja(6 meses)
TAN TUI CHUAN
POU SAM CHUAN
HOK CHUAN
HOK CHUAN TUI-TCHA
Verde(12 meses)
2INTERMEDIÁRIOLIN WAN KWAN
KWAN TUI-TCHA
SAPTI FUK FU CHUAN
Marron(12 meses)
PUN PIN LIN CHUAN
PUN PIN LIN TUI-TCHA
FOU FUK TOU
Azul(12 meses)
3AVANÇADOPAO HOK CHUAN
PAO HOK TUI-TCHA
TAN TAU TCHEANG
FU HOK CHUAN
TAI CHI OFICIAL
Vermelha(12 meses)
FU HOK TUI-CHA
WUPTIP SEAN TOU
SEAN TOU TUI TCHEANG
TAI CHI CHUAN ESPADA
TAI CHI FACÃO
Preta(12 Meses)
Após a 1a graduação em faixa preta os katis para aprendizado podem variar de Mestre para Mestre sendo alguns ainda opcionais.