ALUNOS

                                      ADESAM
Associação Desportiva Sansão de Artes Marciais


A arte marcial chinesa conhecida mundialmente como Kung Fu, chegou ao Brasil com os imigrantes chineses na década de (1950 -1960). De lá para cá, passou por vários períodos relativo ao seu crecimento. O que mais conta nestas etapas expansivas são os variados perfis de adéptos que frequentaram ou frequentam as academias personalizadas para este tipo de arte marcial.

De início a sua manifestação foi muito tímida, porque até la, o Brasil nunca havia ouvido falar nesta forma marcial chinesa tão bela de defesa e ataque. Mas como á “lei da visão e audição” não permite que as coisas vivam totalmente as sombras, apareceu um jovem americano, filho de chineses, ator e praticante de Kung Fu chamado “Bruce Lee” que através de seus filmes, revolucionou o Kung Fu no mundo todo. Bruce Lee foi o maior ícone do Kung Fu de todos os tempos. Podemos dizer que o Kung Fu no Ocidente viveu duas épocas. Antes e após Bruce Lee.
No Brasil, com a chegada desses filmes seguimentados, explodiu a febre pelo Kung Fu, já que as poucas academias que existiam na época quase que não comportavam á quantidade de praticantes embebecidos pela Arte, que de alguma forma haviam visto nos filmes.
Com isso tudo, as  escolas “academias” foram formando alunos á nível de instrutores, professores e mestres, porque até então, os mestres que existiam no Brasil eram todos imigrantes chineses.

      Atualmente existem milhares de escolas de Kung Fu espalhadas pelo Brasil. Isto ocorre devido á grande procura por esta modalidade de Arte Marcial, famosa pela defesa pessoal e pela sua filosofia educativa, envolvendo disciplina e bons costumes sociais.
O Kung Fu é uma arte marcial de inclusão. È muito comum pessoas de idade em torno de 60 ou 70 anos, praticando em meio aos jovens e crianças. 

A importancia de se aprender Kung Fu não está somente na defesa pessoal ou esporte, mas também nos benefícios proporcionado pela Arte. No Kung Fu as pessoas aprendem á conviver em grupos, dividindo  e assumindo responsabilidades. E tudo isso dentro da normalidade da arte,  ou desconforto, aprendendo espírito de liderança, que se faz tão importante no mundo atual.

Em resumo: Kung Fu forma uma pessoa de atitude diferenciada em relação as outras pessoas. Tanto na parte física, na parte psicológica e também no comportamento social. Na realidade o Kung Fu deixa as pessoas melhor em todos os sentidos.
Além de seus princípios filosóficos, o Kung Fu desenvolve nas pessoas as melhores habilidades motoras, melhora muito a auto-confiança, e adquire atitudes positivas diante da vida, formando e reformulando atitudes e hábitos. Um dos fatores importantes durante as aulas de Kung Fu é que cria-se um clima de cordialidade, confiança e cooperação.